Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ferramentas Tecnológicas para o Ensino

3ª. atividade:
Refere-se à pesquisa realizada na Internet de sites, softwares e/ou laboratórios virtuais que podem ser utilizados na disciplina de Eletrônica de Potência, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Isso posto, comunicamos que fizemos uma pesquisa na Internet e encontramos vários sites e aplicativos interessantes para a área de eletrônica de potência. Dentre eles destacamos particularmente os seguintes:
http://www.wolframalpha.com/  - neste endereço eletrônico temos acesso a um excelente objeto de aprendizagem que permite a realização de cálculos matemáticos envolvendo expressões trigonométricas, integrais, etc.
A título de exemplo citamos o cálculo de componentes harmônicos da tensão retificada por uma ponte trifásica controlada, o qual envolve a resolução de integrais definidas dependentes do ângulo de disparo dos tiristores.
http://www.powersimtech.com  - neste site podemos baixar o software PSIM, o qual constitui uma excelente ferramenta de simulação de circuitos de eletrônica de potência.
Podemos, por exemplo, simularmos o funcionamento de conversores estáticos, fontes reguladas de CC e de CA, sistemas de controle em malha fechada, etc.

Comunicação aos visitantes

Pesquisas na Internet
Permitimo-nos esclarecer aos prezados visitantes que existe Internet e internet.
A primeira refere-se à rede pública internacional da qual faz parte a World Wide Web (WWW) que todos nós acessamos para encontrar as mais diversas informações.
Já a internet, também designada como intranet, refere-se a uma rede local (LAN), onde computadores dentro de uma organização são interligados. Portanto, recomendamos que seja escrito Internet (com I maiúsculo) quando desejamos nos referir à rede pública internacional.
Para justificar essa recomendação citamos o texto extraído de Gary B. Shelly  (1998):
When two or more networks are joined together they are called an internetwork or internet (lowercase i). The term, the Internet (uppercase I), is used to describe a worldwide group of connected  networks that allows public access to information and services.

3a atividade

Ferramentas Tecnológicas para o Ensino.

3ª. Atividade: Pesquisa na Internet softwares, projetos e ou laboratórios virtuais que possam ser usados visando a melhoria do processo ensino aprendizagem de uma disciplina específica da área de atuação de cada membro da equipe.

Disciplinas: Sistemas Digitais e Microprocessadores.

As disciplina tem o objetivo de ensinar conceitos e técnicas de desenvolvimento de circuitos discretos e/ou microprocessados, capacitando-os a projetar sistemas digitais que atendam aplicações de controle de processos.

Para essa finalidade, alguns softwares aplicativos de desenvolvimento são utilizados, tais como:

Aplicativos para desenvolvimento e simulação de circuitos digitais e analógicos:

PSpice (http://www.electronics-lab.com/downloads/schematic/013/)

Electroni Workbench (http://www.electronicsworkbench.com/)

Multisim (http://www.ni.com/multisim/)

Simulador de microprocessadores e microcontroladores com compilador:

Pequi (http://www.te1.com.br/2009/10/download-pequi-8051)

EdSIM´51 (http://www.edsim51.com/)


Cada equipe de três alunos utilizam os simuladores/compiladores em conjunto componentes reais, sejam circuitos integrados e/ou microcontrolador, em bancada, onde os alunos estudam/projetam o comportamento do dispositivo no simulador e em seguida implementam (montagem) no dispositivo e avaliam o desempenho real com o simulado. Tal procedimento realça a importância de se observar a importância das diferenças técnicas entre o virtual e o real, não podendo o engenheiro dispensar a experimentação prática para assumir a responsabilidade legal do projeto.

Iniciativas inovadoras começam a ser discutidas, como por exemplo o Lab Virtual de Sistemas Digitais apresentado no XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNISINOS ( http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/214/200 ) o que deverá ser de relevante valor para o ensino a distancia e para experimentações profissionais a distancia, utilizando equipamentos de difícil disponibilidade para os ensaios e testes.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Comunicado aos colegas

Prezados Mesquita, Nery e Vladimir,

Só está faltando o Mesquita para aparecer como colaborador (autor).
Nery e Vladimir já estão liberados como administradores do Blog, podendo fazer
alterações, editar postagens, melhorar alguma coisa, inserir novos conteúdos, etc.

Abraços a todos,

Nilson

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mini-currículo do Prof. Mesquita

Nome: Luiz José Mesquita
Formação: Engenheiro Químico, graduado em 1967 pela Escola de Engenharia Mauá.
Professor Associado da Escola de Engenharia Mauá desde 1.968.
Consultor na área de Química
Atualmente ministra aulas de Química Geral na Escola de Engenharia Mauá.

Mini-currículo do Prof. Nilson

Nome: Nilson De Lucca
Formação: Engenheiro Eletricista - Mod. Eletrônica
Engenheiro formado em 1966 pela Escola de Engenharia Mauá. Professor Associado da E.E.Mauá desde 1967.
Atuação como engenheiro eletrônico desde 1967, tendo se especializado em Eletrônica de Potência.
Autor de vários projetos de conversores estáticos de potência, sistemas No-break de grande porte e Fontes de energia para Plasma Térmico.
Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da EquisulGPLTecnologia, empresa do Grupo WEG.

Mini-currículo do Prof. Vladimir

Nome: Vladimir Chvojka Jr
Atividade: Engenharia
Profissão: Engenheiro Industrial Eletricista – Mod. Eletrônica
   Engenheiro formado em 1981, professor da Escola de Engenharia
     Mauá desde 1998 no curso de Eng. Elétrica.  Professor da Univ.      São Judas nos cursos de Eng. Elétrica e Eng. de Computação  e  coordenador de estágio do curso de Eng. de Produção.  Membro do CREA-SP.

Mini-currículo do Prof. Nery

     Nome: Norberto Nery
Formação: Engenheiro Industrial Eletricista – Mod. Eletroténica
Atividade: Professor de cursos de Engenharia e Tecnologia,
   Engenheiro projetista e analista de instalações elétricas prediais.
Engenheiro formado em 1980, na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Professor da Escola de Engenharia Mauá desde 1985 no curso de Eng. Elétrica.  Professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) desde 1980. Sócio diretor da NDN Engenharia Projetos e Consultoria Ltda. que atua na área de serviços de projetos de instalações elétricas prediais.

Prof. Vladimir e Prof. Nilson


Prof. Mesquita e Prof. Norberto