Ferramentas Tecnológicas para o Ensino.
3ª. Atividade: Pesquisa na Internet softwares, projetos e ou laboratórios virtuais que possam ser usados visando a melhoria do processo ensino aprendizagem de uma disciplina específica da área de atuação de cada membro da equipe.
Disciplinas: Sistemas Digitais e Microprocessadores.
As disciplina tem o objetivo de ensinar conceitos e técnicas de desenvolvimento de circuitos discretos e/ou microprocessados, capacitando-os a projetar sistemas digitais que atendam aplicações de controle de processos.
Para essa finalidade, alguns softwares aplicativos de desenvolvimento são utilizados, tais como:
Aplicativos para desenvolvimento e simulação de circuitos digitais e analógicos:
PSpice (http://www.electronics-lab.com/downloads/schematic/013/)
Electroni Workbench (http://www.electronicsworkbench.com/)
Multisim (http://www.ni.com/multisim/)
Simulador de microprocessadores e microcontroladores com compilador:
Pequi (http://www.te1.com.br/2009/10/download-pequi-8051)
EdSIM´51 (http://www.edsim51.com/)
Cada equipe de três alunos utilizam os simuladores/compiladores em conjunto componentes reais, sejam circuitos integrados e/ou microcontrolador, em bancada, onde os alunos estudam/projetam o comportamento do dispositivo no simulador e em seguida implementam (montagem) no dispositivo e avaliam o desempenho real com o simulado. Tal procedimento realça a importância de se observar a importância das diferenças técnicas entre o virtual e o real, não podendo o engenheiro dispensar a experimentação prática para assumir a responsabilidade legal do projeto.
Iniciativas inovadoras começam a ser discutidas, como por exemplo o Lab Virtual de Sistemas Digitais apresentado no XIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE – UNISINOS ( http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/214/200 ) o que deverá ser de relevante valor para o ensino a distancia e para experimentações profissionais a distancia, utilizando equipamentos de difícil disponibilidade para os ensaios e testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário